Mantenha-se Atualizado

Artigos VOGEL
ADVOCACIA

Compartilhar

Pedido de benefício previdenciário junto ao INSS – Lei vs Demora Excessiva

Muitos segurados se veem diante de uma situação muito angustiante de precisar de um benefício para o seu sustento e simplesmente não ter uma resposta por parte do INSS por longos meses.

Mas isso não deveria ocorrer segundo a Lei n. 9.784/99, mais especificamente seu artigo 49, o qual prevê:

Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada

Porém, independentemente dos motivos, o exercício dos direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social não pode sofrer prejuízo decorrente de demora excessiva na prestação do serviço público, devendo a questão ser analisada com base nos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

É claro que não se desconhece toda a situação pública e notória de grande volume de requerimentos, e de situações como situação de calamidade pública que vivemos atualmente.

Assim, deve-se ter bom senso de todas as partes, tanto do segurado de entender que não será da noite para o dia que haverá uma resposta, assim como da administração pública (INSS), que deve prestar um serviço de qualidade, respeitando a lei e o princípio da razoabilidade.

Havendo demora excessiva na conclusão de um requerimento administrativo, pode ser impetrado mandado de segurança para que se exija do INSS a conclusão da análise do pedido administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar

Leia também

Outros posts

Verbas rescisórias: saiba seus direitos na rescisão trabalhista

Execução de Dívidas Bancárias Já Quitadas: Como Proteger Seus Direitos

Promessa de compra e venda registrada: você ainda precisa pagar ITBI?

Conheça seus Direitos: Fraudado c/c Indenização por Dano Moral

Qual o Prazo para Reclamar o Reparo dos Vícios Existentes no Imóvel?

Precisa de ajuda?