
A regularização da guarda é fundamental para garantir a proteção legal de uma criança e a segurança jurídica da relação entre ela e seus pais. Ao regularizar a guarda, é possível ter mais controle sobre as decisões relacionadas à educação, saúde, bem-estar e convivência com a criança, permitindo que sejam tomadas as melhores decisões para seu desenvolvimento.
Além disso, a guarda regulamentada evita possíveis conflitos futuros entre os pais, pois estabelece de forma clara as responsabilidades e deveres de cada um, como por exemplo o pagamento de pensão alimentícia. Aliás, em caso de desentendimentos, há amparo legal para resolver qualquer situação que possa surgir.
Além disso, traz garantias ao direito de convivência do pai não guardião, possibilitando que a criança mantenha contato com ambos.
Para garantir a regularização da guarda, é fundamental contar com o auxílio de um advogado especializado em direito de família. Ele poderá orientar e auxiliar em todo o processo, esclarecendo dúvidas e elaborando a documentação necessária para garantir que a criança esteja protegida e amparada legalmente.
Autor: Willian Durigon OAB/SC 62.207