Mantenha-se Atualizado

Artigos VOGEL
ADVOCACIA

Compartilhar

INSS em atraso! Posso pagar?

Você sabia que é possível adiantar a sua aposentaria pagando INSS em atraso?
E Para aposentar por tempo de contribuição, pelo direito adquirido ou pelas regras de transição, a lei exige que você tenha no mínimo 30 anos de contribuição (MULHER) e 35 anos de contribuição (HOMEM).
.
E Assim, se você tiver no mínimo 15 anos de pagamento em dia ou dentro do período de qualidade de segurado (a chamada carência), pode completar o tempo que falta com recolhimento em atraso.
! Mas, calma! Não é qualquer segurado que pode recolher em atraso:
De regra, o pagamento em atraso é realizado pelo contribuinte individual/autônomo/empresário que não fez o recolhimento na época própria.

  • Em alguns casos, para o pagamento ser reconhecido, será necessário comprovar a atividade junto ao INSS. Por isso, não saia pagando sem verificar se no período que deseja recolher há documentação.
    !? Ademais, dependendo da regra escolhida, você pode ter um pouco de dificuldade para o período em atraso ser computado, já que o INSS não vem reconhecendo esse pagamento para completar o tempo que falta.
  • A boa notícia é que a Justiça vem entendendo de maneira favorável ao segurado e determinando que o pagamento seja somado ao período de contribuição pago em dia!
    !! Se você tem períodos sem pagamento do INSS, procure auxílio com um profissional especialista em Previdência para analisar se o período serviria pra alguma regra de aposentadoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar

Leia também

Outros posts

Como agir se alguém divulgar suas fotos íntimas sem consentimento

Verbas rescisórias: saiba seus direitos na rescisão trabalhista

Execução de Dívidas Bancárias Já Quitadas: Como Proteger Seus Direitos

Promessa de compra e venda registrada: você ainda precisa pagar ITBI?

Conheça seus Direitos: Fraudado c/c Indenização por Dano Moral

Precisa de ajuda?