Quando uma pessoa passa por um processo de divórcio, ela tende a agir apenas pela emoção e, por vezes, sai totalmente prejudicada do processo pois não se planejou antecipadamente.
Pensando nisso, listei 4 regras imprescindíveis e que devem (ao menos deveriam) ser observadas ANTES de pedir o divórcio.
.
1️⃣ PREPARE SEU PSICOLÓGICO: O divórcio não costuma ser um período fácil na vida de ninguém. Embora aconteça com frequência, o divórcio amigável pode não ser a realidade do seu caso e, assim sendo, tenha uma rede de apoio, amigos que saibam os motivos que te levaram a optar pelo divórcio ou até mesmo o acompanhamento com um psicólogo, para te ajudar a passar por essa fase.
.
2️⃣ JUNTE DOCUMENTOS: Tenha cópia de todos os documentos pessoais do seu futuro ex cônjuge e dos filhos, se tiver. Também junte tudo que conseguir comprovar o patrimônio adquirido durante a relação, bem como a renda do futuro ex cônjuge. Os principais documentos são: certidão de casamento, extratos bancários, carteira de trabalho, contracheque, comprovantes de renda extra, matrícula de imóveis, lista de investimentos, contrato social de empresas. Além disso, fotos e vídeos que comprovem o status social da família podem ajudar na hora de definir o valor de pensões, por exemplo.
3️⃣ PLANEJE SEU FUTURO: Liste todos os seus rendimentos e seus gastos. Decida se voltará a usar o nome de antes do casamento. Se for o caso, procure uma nova residência e deixe tudo pronto para quando ocorrer a saída da residência do casal de fato. Tenha uma rotina que ajude a manter sua saúde mental estável, sem esquecer do seu lazer. Sua vida será diferente e planejar pode ajudar até a curtir essa nova fase.
4️⃣ CONTRATE UM ADVOGADO DE CONFIANÇA: a partir do momento em que você decidir se separar, a assessoria jurídica de um advogado será necessária para você resguardar seus direitos e não exceder nenhum limite. É importante escolher um profissional com quem você se identifique e confie, pois ele te dará mais segurança durante esse processo.
.
Salve esse post e compartilhe com quem precisa!
.
.
.
#divorcio #separacao #guardacompartilhada #partilhadebens #mulher #direitodefamilia
