Mantenha-se Atualizado

Artigos VOGEL
ADVOCACIA

Compartilhar

O que a empresa deve fazer para evitar uma ação regressiva do INSS?

Quando é concedido benefício acidentário e considerar que houve negligência por parte da empresa, o INSS pode buscar o ressarcimento dos valores pagos ao segurado ou seus dependentes.

Ocorre que, muitos equívocos são cometidos pelo INSS e nem todas as doenças que acometem os empregados tem nexo causal com as atividades exercidas.

Portanto, a empresa tem o direito de contestar os benefícios concedidos de forma errônea e se eximir qualquer tipo de efeitos regressivos.

Contudo, poucas empresas se preocupam em manter um acompanhamento de concessão de benefícios, e assim, poucas vezes sabem o motivo alegado para a concessão, ou seja, a doença que gerou o afastamento.

É de suma importância que as empresas busquem prevenir problemas relacionados a doenças e acidentes do trabalho, adotando políticas de prevenção, documentando todas as suas ações e medidas adotada. Além disso, deve aplicar uma gestão de afastamentos, acompanhando e relatando cada caso.

Assim, havendo uma ação regressiva, ou seja, a busca pelo INSS de ressarcimento de valores pagos a título de benefícios acidentários, a empresa poderá comprovar que agiu de todas as formas possíveis para evitar o afastamento, não tendo havido negligência e, portanto, descaracterizando sua responsabilidade.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO
por Jéssica Ribeiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar

Leia também

Outros posts

Empresa no Divórcio: Como Fica a Partilha?

Como garantir que a oferta seja cumprida na Black Friday

Como agir se alguém divulgar suas fotos íntimas sem consentimento

Verbas rescisórias: saiba seus direitos na rescisão trabalhista

Execução de Dívidas Bancárias Já Quitadas: Como Proteger Seus Direitos

Precisa de ajuda?