
O que observar ao comprar imóvel na planta?
Como alguns cuidados podem garantir uma compra segura.
Uma opção de investimento que cada vez mais cresce é a compra de imóveis na planta, e isso ocorre em razão da alta valorização do mercado, bem como a liquidez, pelo fato da possibilidade de venda, mesmo antes do prazo de entrega estipulado pela construtora.
1 – Conheça a construtora: É importante realizar uma pesquisa que abranja a saúde financeira da construtora e de seus sócios, seu histórico de entrega de empreendimentos e se submete suas obras ao patrimônio de afetação ou seguro.
2 – Verificar a documentação: Um imóvel em construção só pode ser vendido após o registro de sua incorporação no cartório de registro de imóveis. O registro da incorporação, contém a informação da devida regularização, e também a descrição do que será construído identificando quem administrará a obra e quem a executará, nominando os responsáveis pelo empreendimento.
3 – Análise do memorial descritivo: Como o imóvel na planta ainda pode não ter sequer a sua construção iniciada no momento das vendas, o mais próximo que o comprador vai estar da sua unidade é através da leitura do memorial descritivo, que é o documento responsável por conter todas as características e materiais a serem utilizados no imóvel.
4 – Atenção ao contrato: Tão importante quanto os itens anteriores, o contrato será o instrumento que indicará forma de pagamento, qualidade do imóvel, metragem, forma de pagamento, multas por atraso, prazo para a entrega, e quais consequências de uma rescisão, portanto, é momento mais delicado que requer muito cuidado.
5 – Busque um advogado: Por não se tratar de uma transação simples, e por estar atrelada a valores altos, neste importante é recomendável que toda a verificação acima indicada seja acompanhada por um advogado, de modo que ele entregará segurança à compra e evitará possíveis problemas posteriores.
Autor: Angelo Lira Figueiredo OAB/SC 55.070