São muitas as funções que o cargo exige, além de conhecimento e dedicação de tempo.
Todo condomínio tem, obrigatoriamente, um síndico para administrar as demandas do empreendimento e também dos moradores. Se antes o mais comum era que um morador assumisse a função, hoje em dia a figura do síndico profissional cada vez mais ganha espaço. Independentemente de quem esteja à frente do cargo, é importante ter conhecimento que são muitas as atribuições do síndico, desde organizar os pagamentos, cobrar inadimplentes, monitorar obras e serviços, cuidar dos funcionários. Um cargo que exige muito conhecimento, organização e também disponibilidade de tempo, além de paciência e uma boa comunicação.
Além de fazer a administração do condomínio, o síndico também tem outras tarefas. A lei prevê um rol de exigências, o que ele deve obrigatoriamente fazer para o condomínio. De forma recorrente, ele tem que convocar assembleia, cobrar inadimplentes, fazer cumprir a convenção, representar o condomínio nas ações judiciais e também em órgãos públicos fora do juízo, organizar o orçamento e prestar contas. Essas são algumas das atribuições.
Mas o cargo de síndico é muito importante e vai além dessas funções. Ele vai responder pelas omissões também. Se ele deixa de fazer alguma obra necessária, por exemplo, ele é responsável. Tudo o que envolve o condomínio e sua administração é de sua responsabilidade.
É de suma importância que ele comunique os condôminos o que tá acontecendo diariamente, se precisa fazer uma obra. Além disso, o síndico precisa estar ligado e contratar empresas responsáveis que façam laudo de engenharia, chamar os Bombeiros ou Defesa Civil para laudo. Se o síndico faz todo esse trabalho, ele resguarda todo o condomínio.
Diante de tantas atribuições, é fato que o síndico precisa dispor de tempo para administrar o condomínio. E também precisa ter bastante conhecimento para dar conta de tudo. Por isso, hoje em dia, além dos moradores que assumem o cargo, existem também os síndicos profissionais, que podem ser pessoas de fora do condomínio, contratadas para exercer o cargo. Foi-se o tempo que o síndico era um senhor aposentado, que tinha tempo para isso. Hoje ele tem muitas funções, é um cargo de muita responsabilidade e, em muitos casos, demanda que seja alguém profissional, que tenha visão administrativa e tempo para olhar as contas e obras.
DIREITO IMOBILIÁRIO